segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ENEM: a prova de um governo incompetente

E aí, como foram no ENEM? A prova estava muito difícil? Espero que todos tenham ido bem, isso é, caso não sejam obrigados a REFAZER a prova…

Sim, depois dos erros das provas de sábado e domingo, o MEC não descarta a possibilidade de alguns alunos serem convocados a refazer parte da prova, ou até mesmo a prova inteira. Gabaritos trocados, questões duplicadas e uma série de erros complicaram a vida dos estudantes. Alguém deve ser penalizado por esses erros, não é mesmo? E quem é que o governo pretende punir? VOCÊ, tendo que refazer a prova.

Casos como o do vazamento da prova no ano passado e dos erros da prova desse ano deixam duas evidências muito claras:

  • 1) o governo brasileiro NÃO SABE ORGANIZAR eventos do porte do Enem, ou pelo menos com o porte que tentaram dar. Tentaram fazer do Enem uma super prova, com pompa de vestibular da Harvard. Super reportagens, muita propaganda, segredos de estado sobre a prova, e na hora de aplicar vem o típico jeito brasileiro de fazer as coisas: mal feito, cheio de erros.
  • 2) O governo brasileiro mostra total desrespeito aos estudantes, principalmente aos adolescentes brasileiros, principal público da prova. Pensa uma pessoa que estudou por um ano inteiro, deixou de sair com amigos, economizou dinheiro do cinema pra comprar apostila pra estudar pra essa prova e agora dizem que talvez você será chamado a refazê-la. Há anos o Brasil mostra desrespeito aos adolescentes (porque adolescente não vota, talvez…), e agora foi o ponto alto. Adolescente no Brasil é tratado como o “perturbador”, o que faz barulho no ônibus, o que estoura o orçamento das famílias e enche o saco nos hospitais públicos com gravidez indesejada. Infelizmente é assim que o governo Brasileiro vê os adolescentes. Fizeram a super propaganda pra dizer que a prova era ótima, mas na prática fizeram “qualquer coisa”. “Ah, pra que fazer algo bem feito pra essa molecada? Se tiver erros eles que façam a prova de novo. Não fazem nada da vida, mesmo“, é o pensamento do governo brasileiro.

Tenho muito respeito pelo ministro da Educação, sr. Fernando Haddad. Acho ele um cara super competente, e tenho certeza que essa falta de respeito não passou por ele. Isso é coisa do MEC, do INEP, Governo Federal e etc

E você, como foi seu dia de provas? Conta pra gente aí. Teve problemas com o gabarito, ou algo assim? Diz aê!

VIA: Insoonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário