quinta-feira, 15 de abril de 2010

Seu navegador pode estar te espionando!

chrome-ie_9[Microsoft alega que o navegador Google Chrome “está roubando sua privacidade”, eles estão certos?

Em uma aparente ofensiva contra o Google, a Microsoft afirmou esta semana em seu blog Technet Edge que o navegador Google Chrome é usado para roubar informações privadas dos usuários. No vídeo, que é narrado por Peter Lepage gerente de produtos do navegador Internet Explorer, é mostrado como o Chrome manipula suas informações privadas, ao contrário do Internet Explorer 8, que mantém seus dados em segurança. Trata-se apenas de bronca da Microsoft ou os usuários do Chrome realmente devem tomar cuidado? Abaixo algumas afirmações esclarecedoras:

Como possivelmente o Chrome monitora o usuário?
Como a barra de busca é a mesma onde se digita o a URL que deve ser acessada, intantanemente tudo que entra na barra de endereços do Chrmoe pode ser combinado e enviado para o Google. Isto significa que, mesmo que você não tenha realizado uma pesquisa por determinado termo ou visitado determinado site, o Google “sabe” o que você digitou, mesmo se você não pressionar a tecla “enter”. A informação estaria sendo enviada para o provedor de pesquisa para ajudar o usuário a escolher corretamente o termo a ser pesquisado, afirma Emil Protalinski.

Como o Microsoft Internet Explorer se difere?
De acordo com LePage da Microsoft, Internet Explorer 8 não tem esse problema de privacidade, pois separa a barra de endereços web da caixa de pesquisa. “Ao manter estas caixas separadas”, diz LePage, “a sua privacidade é mais protegidos e os endereços dos sites que você está visitando não são automaticamente compartilhados com a Microsoft, ou qualquer outra pessoa.”

O que a Microsoft afirma é verdade?
Sim e não. Apesar de qualquer coisa que você digite na barra de endereços do Chrome possa ser enviada para o Google, qualquer coisa digitada na caixa de pesquisa do Internet Explorer, mas não na barra de endereços separados web, também é enviada para o Google, Bing ou qualquer outra ferramenta de busca selecionada por você seu navegador.

Existe alguma maneira de impedir que isto aconteça?
Sim. A maioria dos navegadores web têm um “modo privado”, que bloqueia o registro de todo o histórico de pesquisas ou outras informções pessoais, permitindo-lhe navegar na web sem deixar dados armazenados.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário