quinta-feira, 21 de maio de 2009

21 de Maio – Dia Nacional da Cachaça

cachaca

Ao lado de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Bahia e Minas Gerais, o Rio está entre os estados que mais apreciam a cachaça, bebida cujo dia nacional se comemora hoje, no Brasil. O mercado interno é tão bom que, mesmo com uma capacidade de produção de 1,2 bilhão de litros, menos de 1% da cachaça produzida anualmente no país é exportada. Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça, há no Brasil quatro mil marcas da "caninha", excluindo-se as de fabricação caseira, distribuídas por 40 mil produtores.

Sobre a origem do termo cachaça, há muitas explicações. Uma delas diz que tudo começou com o vocábulo ibérico cachaza, que nomeava um tipo de vinho barato muito consumido em Portugal e na Espanha. Outra hipótese é que a palavra designava a fêmea do cachaço, um porco selvagem cujas carnes duras eram amaciadas com a aguardente.

Quem acha que beber pinga é só dar aquela golada e bater o copo na mesa está enganado. Assim como o vinho, a cachaça possui todo um ritual, confira:

1-) Recomenda-se, para degustação, um cálice branco, liso e de boca larga.

2-) Antes de beber, é preciso sentir o buquê da pinga, cheirando profundamente e sentindo um aroma agradável. A exalação não pode arder nos olhos.

3-) A cachaça deve ficar por alguns segundos na boca. Uma boa cachaça apresenta quatro sabores - adocicado, ácido, amargo e salgado

4-) A cachaça não pode queimar profundamente mas sim de uma forma agradável.

Mesmo sem provar a cachaça é possível descobrir se ela é de boa ou má qualidade:

1-) A oleosidade da cachaça pode ser examinada virando e girando o copo de modo a levar o líquido até as suas bordas. Fazendo isso, verifica-se uma película oleosa em torno das paredes internas, que escorre formando ondulações. A baixa velocidade é indicação de qualidade.

2-) A cor da cachaça é outro aspecto importante a ser notado. As boas cachaças são transparentes e brilhantes. Quando envelhecidas ou descansadas em tonel de madeira podem ser amarelas ou rosadas.

3-) O aroma da cachaça não pode agredir o olfato. Bebidas que exalam cheiro desagradável ou que o odor chega a irritar os olhos.

4-) A verdadeira cachaça artesanal deve ser agradável ao paladar. Sua acidez é comprovada nas laterais da língua e o paladar adocicado na ponta da língua.

E aí Genésio, o que você achou desse post?

GENESIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário